Eventos históricos da disputa pelo pré-sal e a renda petroleira

charge latuff

Desde a descoberta do petróleo no pré-sal ocorreram eventos geopolíticos e econômicos relevantes. No Brasil contemporâneo, o petróleo e a Petrobras sempre estiveram no centro dos debates entre projetos políticos para o nosso país. Desde a campanha “O Petróleo é Nosso” que interesses contraditórios disputam a narrativa, o senso comum e o poder político para condução nacional. Em 2018, nas eleições gerais, a disputa pelo petróleo e a renda petroleira continua no centro da contenda.

Neste artigo, trato de fatos relevantes desde a descoberta do pré-sal (2006) à privatização acelerada do petróleo brasileiro e dos ativos da Petrobras (desde 2016). Leia mais


4 respostas para “Eventos históricos da disputa pelo pré-sal e a renda petroleira

  • Ney Fabiano Castro

    Pedro este documento poderia alcançar aquelas pessoas com quem você lidou na ESG. Na minha opinião só o [
    patriotismo e o nacionalismo latente das forças armadas pode virar este quadro de entrega dos recursos naturais e bens que são de todos brasileiros.A exportação de petróleo cru, a importação de derivados e a ociosidade das nossas refinarias é um grande crime de lesa pátria. Não a toa, o agente Parente já comunicou a entrega do controle de vária refinarias

    Curtido por 1 pessoa

    • Paulo Castellar

      O petróleo é nosso? NÃO!!!! São dos POLÍTICOS e PETROLEIROS. É nosso? Pq a sociedade tem que pagar tão caro pelos combustíveis e derivados? Poque permitem ( associações de classe e funcionários) que a Petrobrás seja usada e abusada ao longo de tantos e tantos anos por mal feitores de plantão? Na verdade, essas entidades sempre foram seduzidas pelos benesses que a proximidade do poder confere. Sempre foram lenientes com os abusos à CIA. Não vou nem falar sobre os rombos da Petros. Chega de pagar pelos erros de ladrões e lenientes. O nundo mudou e o país tb. A gestão da Cia não pode ficar na mão do Estado. Ele é perdulário e com interesses alheios a boa governança. As provas estão aí.

      Curtir

  • Giovanni G. Vieira

    A PÁTRIA-MÃE CONCLAMA À RESISTÊNCIA CONTRA O INIMIGO COMUM — ESTADOS UNIDOS, À FRENTE, E PAÍSES SATÉLITES DA UNIÃO EUROPEIA E ENTORNO.

    Curtir

    • Paulo Castellar

      Meu Deus… , porque antes de acusarmos terceiros, primeiramente não limpamos o nosso próprio quintal? Porque é muito mais fácil culpar outros que analisarmos as causas de nossos problemas.Os maiores responsáveis somos nós mesmos – povo-, que coadunamos secularmente, com o clientelismo e a corrupção.
      “COMO CULPAR O VENTO PELA DESORDEM, SE FOMOS NÓS QUEM DEIXAMOS A JANELA ABERTA?” Façamos a “mea culpa”, procuremos melhorar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: