Receita para defender a Petrobrás contra a corrupção

the_corruptor_evolution_by_iborart-d5nofodthe_corruptor_by_iborart-d67cxyd

Apresento uma receita, com 16 passos, para defender o maior patrimônio dos brasileiros contra a corrupção. Cada etapa é apresentada sumariamente, recomendo a leitura das referências para compreensão detalhada e o sucesso na implantação das propostas.

Leia mais: Receita para defender a Petrobrás contra a corrupção, por Felipe em fev15


5 respostas para “Receita para defender a Petrobrás contra a corrupção

  • João Paulo

    Não concordo que a grande força motora da corrupção seja o empresariado. A grande força motora é o compromisso dos eleitos democraticamente com o poder e contra isso a AEPET não se posiciona e não demonstra ter imparcialidade. A mudança real estaria no partido, que democraticamente eleito, privilegie dar o retorno, primeiramente, aos seus maiores financiadores, que são as pessoas e os seus votos. Não dar o retorno que as empreiteiras desejam ou impor limites desde a captação de recursos, é onde se encontraria a quebra do ciclo de corrupção. Mas por que o partido dominante não faz isso? Seja ele PT ou PSDB? Por causa desse compromisso com o poder e o desejo de enriquecimento rápido e ilícito, duas coisas que estão ligadas, como uma só. Esse é o X do problema. Mas é muito fácil dizer que o sistema é assim, sempre foi assim e precisa de reformas, que se sabe que aqueles que se beneficiam o sistema nunca irão fazer, e continuar jogando o jogo, se beneficiando do sistema e fazendo parte dele ativamente.
    Assim o partido no poder, não faz o seu papel fundamental de quebrar esse ciclo e coloca sempre a culpa em forças terceiras, nos EUA, nos privatistas, etc, com o apoio de orgãos independentes e que poderiam fazer a diferença, como é a AEPET. É óbvio que a AEPET deve estar sempre mobilizada em pró dos interesses nacionais, sendo contra à venda indiscriminada dos nossos bens mais valiosos, Mas confundir essa luta contra aquela que deveria haver contra a verdadeira força motora da quebra e exposição da Petrobras, que é o compromisso com o poder e a corrupção ativa dos que estão no Planalto, é improdutivo. Gera um discurso improdutivo e vazio, de ninguém para o nada, pois a luta, tão necessária quanto aquela contra os privatistas, e que é fundamental agora, é a luta que não fecha os olhos ao fato da OAS estar construindo uma mansão para o grande líder do partido no poder atualmente e que fica, desavergonhadamente por aí, com esse mesmo discurso de perseguição de forças ocultas.
    Com esse mesmo discurso de perseguição de forças ocultas (EUA), acaba de haver um assassinato como o que houve na Argentina, uma queima em praça pública, com o povo oprimido assistindo atônito. Com esse mesmo discurso de perseguição, está hoje instalada na Venezuela uma Ditadura sanguinária, com índices de violência jamais vistos e liberdade de expressão e de imprensa se tornaram coisas inimagináveis. E ao invés de dizer que isso é visão da mídia conservadora, seria interessante programar uma viagem de férias para esses países e conversar com pessoas de diferentes classes de lá. Já fiz isso no Uruguai e tenho uma amiga que voltou da Venezuela no ano passado, após 6 anos lá, dos quais os últimos 3 foram terríveis. Ela está disponível para uma entrevista inclusive, se for o caso. Vejo um futuro venezuelano para o Brasil se continuarmos com esse discurso repetitivo de perseguição dos EUA e que fecha os olhos para o verdadeiro país que hoje suga as nossas riquezas, a SUÍÇA, que recebe cada vez mais divisas daqueles que por aqui se beneficiam do poder.

    Curtir

    • felipecoutinho21

      O principal agente e beneficiário da corrupção são os empresários cartelizados e fraudadores (os corruptores).

      A Operação Lava Jato revelou que os recursos utilizados para:
      – o tráfico de influência junto aos políticos corruptos;
      – a corrupção dos executivos de aluguel;
      – e a contratação de serviços ilegais aos operadores (doleiros) cujo objetivo é lavar o dinheiro desviado da Petrobrás

      Envolvem de 3 a 5% dos valores dos contratos superfaturados. Podemos estimar, de forma conservativa, que o superfaturamento pudesse variar de 30 a 50% dos valores contratuais. Necessário aguardar o progresso das investigações para confirmar os valores.

      Segundo a estimativa assumida, os políticos, executivos e doleiros receberiam apenas 10% do valor fraudado obtido pelos empresários corruptores. Os valores demonstram a afirmação que inicia o comentário e é apresentada no artigo.

      Curtir

      • João Paulo

        Felipe, o empresariado, em geral, estará afim de maximizar os seus lucros, seja por meio lícito ou não, em qualquer lugar do mundo. Você precisa ver, que o problema é que aqui ele encontra toda essa impunidade e permissividade dada pelos políticos que controlam o sistema e a própria lei. Ou não é óbvio e vísivel o domínio do STF pelo PT? Então, esses números pouco importam, se o empresário leva 99% de dinheiro roubado, é por que o político que leva o 1%, permite, organiza e se beneficia desse esquema e ainda é inocentado por este tipo de visão. E se você colocar essas empreiteiras na mão do estado, a roubalheira pode até se ampliar e se somar à ineficiência. Temos múltiplos exemplos de organizações do estado servindo ao estado em que há superfaturamento e outras mazelas. O problema não é se o sistema é capitalista ou socialista, o problema é a impunidade, é esse tipo de benevolência com políticos corruptos. É só pensar num Brasil capitalista, com corrupção mínima e com as lei funcionando, com os recursos que tem. Seria um país já muito mais justo sem precisar se tornar Socialista. Há muitos exemplos no mundo. Em regimes de extrema esquerda, além de não haver muito bons exemplos, na verdade, há uma tendência à piora em relação a isso, pois os governos tendem a ser autoritários e fazem as piores atrocidades em nome da defesa em relação às forças ocultas americanas. Na verdade, os EUA são os maiores amigos desses líderes de extrema esquerda. Imagina você ter o direito de perseguir, roubar, calar e até matar em nome de defender o país dos fantasmas golpistas americanos, que vagam por aí, sempre conspirando, dominando as mentes e enchendo as contas bancárias de todos os jornalistas que criticam o governo…Que interessante! Eu poderia não ser seu colega e estar escrevendo isso para um Jornal. Acho que você também pensaria que eu faço parte de uma mídia golpista financiada e influenciada pelos americanos ,e propagaria isso. Em regimes de extrema esquerda, eu poderia ser até preso ou morto por ter esse tipo de visão diferente e seria acusado de conspiração e golpe só por discordar de você. Só que os problemas na Petrobras, como Pasadena e outros tantos, eu já via aqui de dentro sem ler qualquer linha de jornal da suposta mídia golpista e que na verdade chegou atrasada e deixou de publicar muitas outras mazelas.
        Obs.: Em tempo, só estou aproveitando o canal para uma discussão construtiva. Às vezes escrevendo, algumas colocações parecem ter tom mais forte, não é a intenção, desculpe qualquer coisa! Abraço!

        Curtir

  • A construção da ignorância sobre a Petrobras. A Petrobrás sem a farsa dos golpistas. | Dinâmica Global

    […] [13] Receita para Defender a Petrobras Contra a Corrupção, Felipe Coutinho, 2015 https://felipecoutinho21.wordpress.com/2015/02/08/receita-para-defender-a-petrobras-contra-a-corrupc… [14] Propostas para o Fortalecimento Institucional e Defesa da Petrobras Contra a Corrupção, […]

    Curtir

  • O governo golpista e a construção da ignorância sobre a Petrobras | bloglimpinhoecheiroso

    […] [13] Receita para Defender a Petrobras Contra a Corrupção, Felipe Coutinho, 2015 https://felipecoutinho21.wordpress.com/2015/02/08/receita-para-defender-a-petrobras-contra-a-corrupc… [14] Propostas para o Fortalecimento Institucional e Defesa da Petrobras Contra a Corrupção, […]

    Curtir

Deixe um comentário